quinta-feira, 18 de junho de 2009

Comunicação empresarial e saúde na era digital

As novas tendências empresariais no mundo corporativo apontam a Comunicação Corporativa como ferramenta estratégica para o desenvolvimento e o sucesso dos negócios. A Comunicação Corporativa, Organizacional ou Empresarial engloba todos os processos de comunicação e relacionamento com os públicos internos e externos (stakeholders). Afinal as empresas se comunicam com ações e não apenas com palavras. Sendo um setor cada vez mais estratégico, a comunicação agrega valor e contribui para manter a empresa no mercado, mas pode também afundá-la. E muitos empresários ainda não se deram conta disso e continuam a dar pouca importância à comunicação das suas empresas, talvez baseados na máxima de que o brasileiro tem memória curta. Isto pode ser verdade, mas é certo também que os concorrentes têm boa memória e se aproveitam de qualquer oportunidade para ampliar o seu espaço no mercado.

Num mundo globalizado, onde a informação corre na velocidade da internet, a comunicação nunca foi tão importante. Já em 1962, quando o Brasil tornava-se bicampeão do mundo no futebol, o grande pensador da comunicação, o canadense Marchall McLuhan já decretava o fim da era de Gutenberg, não prevendo a extinção da imprensa, mas decretando o final dos meios de comunicação como nós os conhecemos (mídia tradicional), na qual há uma razoável previsibilidade e controle editorial. A chamada mídia social tem caráter imediato e veloz: 24 horas por 8 dias na semana, e não há controle editorial. Hoje existe o cidadão repórter que se expressa livremente e que divulga suas experiências positivas e negativas na internet em tempo real. Para isso, ele não necessita de grandes investimentos de capital. Basta ter acesso a um computador com conexão de internet. E a chance desse cidadão comum, através da rede, pautar uma matéria no Jornal Nacional (TV Globo) é cada vez maior. E já existem estudos que indicam que em 2034 circulará o último jornal impresso do mundo!
Diante desse cenário o desafio da comunicação nas empresas torna-se cada vez maior. Afinal, comunicação não é atividade fim e, em não o sendo, sempre fica entre os itens supérfluos quando o assunto é investimento. No caso das clínicas e hospitais não é diferente. As empresas da área de saúde investem pesado em tecnologia e modernização, isso sem falar de ampliações físicas para proporcionar maior conforto para seus clientes e um atendimento de ponta. Porém, não reservam em seus orçamentos uma verba para divulgar estes investimentos junto aos seus públicos de interesse, sejam eles clientes, médicos ou operadoras de planos de saúde. Muitas vezes isto acontece porque falta aos empresários ou ao seu staff conhecimento sobre como fazer uma comunicação eficaz. A maioria enxerga apenas a mídia tradicional (jornal, rádio, outdoor e TV) que sofre inúmeras restrições dos Conselhos de Medicina, tem um custo elevado e nem sempre se aplica ou se presta a uma comunicação dirigida e focada em resultados. Entretanto, a publicidade é apenas uma das vertentes da comunicação, e existem veículos para todos os fins e orçamentos para todos os tamanhos. E mais: a maioria não sabe que existem também muitas outras maneiras de se divulgar uma empresa. A comunicação empresarial não é um simples departamento. É um processo que se dá em todos os níveis gerenciais, sejam internos ou externos.
De que adianta uma clínica ou hospital ter um serviço de ponta, alta tecnologia, profissionais capacitados, fazer anúncio em rádio, TV e jornal e, mesmo assim não ver o retorno desse investimento em freqüência de público ou em faturamento? Nada. Por isso é que a comunicação deve ser pensada de maneira estratégica, sistêmica e constante. É um processo que faz parte da vida da empresa e não uma tarefa isolada ou ação pontual.

* Suely Temporal é jornalista com especialização em Marketing e Publicidade. Consultora de Comunicação da Ahseb/Sindhosba. Diretora da Agência de Textos – Comunicação Integrada. Responsável pelo módulo de Comunicação Empresarial do curso de extensão em Gestão Empresarial na Área de Saúde, oferecido pela UCAS (Universidade Corporativa Asheb, Sindhosba, Febase).

Nenhum comentário:

Postar um comentário